Personalidades do Àsé Òpò Àfònjá

Eugênia Ana dos Santos

Òbá Bìyí

 

 

Africana pôr nascimento pertencia ao Àsé Ìyá Nássò, acompanhada pôr outros africanos como :

 

Ø      Tio Joaquim Vieira  -  Òbá Sányã 

 

Ø      Martiniano Bonfim  -  Bàngbòsè.

 

Sempre junto de Sia’ninha, acompanhou-a até o final.

 

 

                      Maria Bibiano do Espírito Santo

“Mãe Senhora”

                                         Tia bàdá

 

 

 

Filha de negros Gruncyos.

Azambrio Anió – Nome de seu pai. Nascida em 13 de Julho de 1879, iniciada em 1884, no Àsé Ìyá Nássò.

Sua primeira roça de Santo foi no bairro de Amaralina – Santa Cruz, depois comprou um terreno no alto de São Gonçalo, onde inaugurou o terreiro do Àsé Òpò Àfònjá em 1909. Seu falecimento ocorreu em 1936.

 

 

Iniciada em 1907, por Mãe Aninha, sua iniciação ocorreu em uma casa em que a Ìyálòrísá, possuía na ladeira da praça.  Filha de Òsún e tinha por Òrúkó Òsún Míyíwa. Descendente da nobreza de Òyó deu segmento no Àsé Òpò Àfònjá, aos cultos de Òsún fazendo intercâmbio cultural e recebendo títulos da nobreza africana, ajudou o Àsé internacionalmente.

 

 

Ondina Valéria Pimentel

Ìyá Wintòná

 

 

Nascida em 08 de Fevereiro de 1912, em águas de Salvador. “Ìbí Òmí Òdó”.  Era filha do José Teodoro Pimentel – Bàlé Sàngò do Àsé Òpò Àfònjá – BA. Foi uma das Ìyákèkèrè, até assumir o posto de Ìyálòrísá, após o falecimento de Mãe Senhora. Faleceu em 19 de Março de 1975.

 

                                  Cantolina Pacheco

Àyrà Tòlá

 

 

 

 

 

 

 

Nascida em 17 de Março de 1900, iniciada em 18 de julho de 1936, por Mãe Aninha, neta do Tio Joaquim Vieira. Òbá Sányã, muito cultuado nos Terreiros de Ègún chamado de Ésá Òpítíkó, Mãe Cantu assumiu o terreiro do Àsé Òpò Àfònjá no RJ, logo após o falecimento de Mãe Agripina em 1966, esteve a frente do Àsé zelando do mesmo com amor e determinação, dando nova vida aquela casa, em fevereiro de 1989 por ordem de Sàngò voltou para Salvador, para tratar de sua saúde e no entanto a Ìyálòrísá do Àsé, pois foi escolhida por Sàngò, inclusive em jogos na África, por Mãe Meninha e por Sr. Agenor Miranda Òlùwò do àsé.  Sua presença é sempre gloriosa em todas as vezes que aparece como digna representante de Sàngò. Falecida em Salvador, em Setembro de 2004.

 

 

Stella de Azevedo Santos

Òdé Kàiyòdè

 

 

 

 

Nascida nos anos 30 no Rio Vermelho – Salvador – BA.  Iniciada em 12 de Setembro de 1939, por Tia Bàdá e, sob a benção de Mãe Senhora. Menina ainda mergulhava de vez no mundo dos Òrísá. Hoje quase 60 anos depois Stella de Òsòòsí está no comando de um dos terreiros mais antigos da nação Kètú – BA, o Àsé Òpò Àfònjá, inovadora no posicionamento religioso e social dos terreiros de candomblé.


Agripina Soares De Souza

Òbá Dèyí

 

 

 

 

Nascida em 28 de Março de 1890, em Santo Amaro da Purificação – BA. Iniciada em 1910, por Sia’ninha, um ano após a inauguração da roça de São Gonçalo.

Era filha de Sàngò Àgànjú Sòlá, residente no RJ. Ligou-se a mãe Aninha, quando esta aqui se instalou em 1935, antes de viajar para Salvador, mãe Aninha lhe entregou o Àsé do RJ. Com o falecimento da Ìyálòrísá, viu-se em frente dessa enorme realidade, e implantou então o Àsé em Coelho da Rocha.