OMO ODÚ SEUS ÌTÓNS
TIPOS DE IRE
AIKU: Vida longa, proteção (mandada por Eegun da pessoa)
LESE ORISA: Boa sorte nos pés dos santos
LESE EGUM : Espírito protetor.
OTONOWA: Mandado por Deus
LESE ORI: Nasce da cabeça
OWO: Do próprio esforço da pessoa
OMO: Vem através de filho
OKURIN: Vem de um homem
OBIRIN: Vem de uma mulher
TIPOS OSOGBO
IKU: Morte
ARUN: Doença
OFO: Perdas e magia
EJÓ: Briga
AKOBA: Revolução
FITIWO: Morte repentina
ISELU: Polícia
AJÉ: Feitiçaria e/ou encosto de Iyá mi.
OKURIN: Feitiçaria vinda por homem
OBIRIN: Feitiçaria vinda por mulher
1º ODÚ = okanran, okonran, ou okàrán
osetura = 1 / orunmila = 8
OKÀNRÁNMÈJÍ OKÀNRÁNTURUKPÓN OKÀNRÁNOGUNDÁ OKÀNRANROSÚ
Osetura 1-1 osetura 1-2 osetura 1-3 osetura 1- 4
Orunmila 8 orunmilá 191 orunmilá 185 orunmilá 130
I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I
OKÀNRÁNSÉ OKÀNRÁNBARÁ OKÀNRÁNDÍ OKÀNRÁNSODÉ
Osetura 1 – 5 osetura 1- 6 osetura 1 – 7 osetura 1 – 8
Orunmila 197 Orunmilá 168 Orunmilá 108 Orunmilá 30
I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I
OKÀNRANSÁ OKÀNRÁNFÚN OKÀNRÁNWORÍN OKÀNRÁNWORÍ
Osetura 1 – 9 osetura 1 – 10 osetura 1 – 11 osetura 1 – 12
Orunmilá 187 Orunmilá 199 Orunmilá 150 Orunmilá 84
I I I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I l I I I
OKÀNRÁNYEKÚ OKÀRÁNKÁ OKÀNRÁNATÉ OKÀNRÁNTURÁ
Osetura 1 – 13 osetura 1 – 14 osetura 1 – 15 osetura 1 – 16
Orunmila 58 Orunmilá 189 Orunmilá 195 Orunmilá 193
I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I I I I I I I
I I I I I I I I I
OKONRAN Nª 1
Responde: Esu, Ogun, Aganju, Sango, Osoosi (com certeza).
O 1 nasce do 10.
Gesto: Torcer as orelhas.
Mensagem: Não há bem sem o mal.
Com uma célula começou o mundo.
Quando sai este signo, molham-se os búzios no igbá com água, joga a água na rua, e pergunta-se por qual caminho este Odú esta vindo, se é por algum morto, enfermo, preso ou se é por algum filho, pois há que averiguar a origem deste signo. Diz este signo, que ouça o que se aconselha, pois você está fazendo coisas más e será descoberto. Em sua casa há uma pessoa enferma, da família ou de amizade. Um orisa há de curá-la. Tenha cuidado com o fogo, não vá cair dentro dele. Não continue mal dizendo coisas. Você tem que alimentar sua cabeça. Você está carecendo de comida e paz. Tenha cuidado, pois em sua casa pode ter perda de uma criança. Está muito atrasado e atravessando um período difícil. Cuidado não vá morder um cachorro. Em sua casa sem dúvida vai haver novidade. Caso esteja pensando em viajar, tenha cuidado, pois sua vida pode estar em perigo. É incrédulo, não crê nos orisa. A você se diz uma coisa e é como se não se tivesse dito nada. Você não gosta de ouvir a verdade. Irá passar um susto muito grande. Na porta de tua casa está a justiça. Você é uma pessoa desconfiada e teimosa, gosta de discussões e não gosta de perder, fica irritada. Não pode usar armas de fogo, não ande tarde da noite, você está predestinado a que lhe de golpes e lhe prendam por equivoco, precisa trocar de roupa, pois está caindo do corpo. Todas as suas coisas, projetos e negócios que tem que se realizar, vai água abaixo, por onde quer que enfie a cabeça se sai mal. Todas as pessoas que você serviu, hoje não lhe dão a mão, nem se quer te cumprimentam, acontece também na família. Muitas vezes deseja a morte. Tens um amigo que te prejudica com a língua. Os orisa te previnem para que não comas nem bebas na casa de ninguém nem de amigos, cumpra com o que deve aos orisa. Na sua casa falta algo que roubaram. Não maltrate os cachorros. Tem que fazer uma missa a um morto. Não tem ninguém que te ajude. Gosta de drogas e bebidas. Cuidado para não perder a cabeça, não agredir uma pessoa, fala um morto forte; OKAN é teimoso. Problemas envolvem Eegun e orisa. A instrução que se dá é: Ter paz mental e evitar ficar irritado. Ebó: Um pedaço de carne de vaca unta-se com dendê e joga-se para fora do portão, para que um cachorro coma. (passa-se na pessoa, na região frontal, nuca, peito, joelho e pés.)
1.1 OKONRAN MEJI
Osetura 1-1
Orunmila 8
l l l l
l l l l
l l l l
l l
Fala de atrasos, desobediência, incredulidade. Diz Esu que a pessoa está passando por uma situação difícil; não tente viajar, porque a vida corre perigo. Cuidar de Esu (passar 3 pedaços de carne de vaca envoltos no dendê e jogar na rua. Pode anunciar a morte de 3 pessoas de repente). Enfermidade interior; é invulnerável com as bruxarias; as feridas cicatrizam enfermidades contagiosas. Só Ifá o salva da morte. Ifá das traições; odú da sabedoria e descontento. A pessoa não é agradável; são negociantes; não beber bebidas alcoólicas de nenhum tipo. Vida curta. Fazer orisa. Tem que atender aos mortos. Conforme-se com o que tem não queiras mais do que podes obter. A mulher se enamora de um homem com compromisso. Não permitem que ninguém mande neles e acham que sabem tudo, perdem por não ouvir conselhos de ninguém; são habilidosos e nada tem que eles não façam, mas sempre têm que fazer tudo como eles pensam, à sua maneira, só assim eles acham que está certo. Não podem ter gatos. Fala de guerra de família dentro da religião; cuidado com operação de ventre, barriga; cuidado com impotência; pessoa que não tem filhos, mas deseja tê-los. Pessoa está doente por dentro, pode estar mal da perna, ter cuidado para que não seja necessário ser operado. Pessoa na casa que toma bebida, cuidado para não destruir a casa, em seu caminho existe uma mulher boa que lhe dará bons conselhos, existe outra que não presta, é fofoqueira e falsa e pode lhe trazer sérios problemas se afaste dela.
Ebó
1 mt. De morim preto
1 cx. De fósforo
1 mt. De morim vermelho
1 charuto
1 akasa
1 garrafa de cachaça
1 vela
Modo de fazer: Passe o ebó no corpo da pessoa, menos a cachaça, fazer uma trouxa e despachar em um caminho que tenha encruzilhada.